Whatsapp da Aiseguros

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Aiseguros - DICAS DE SEGURANÇA PARA OBRAS PARALISADAS

DICAS DE SEGURANÇA PARA OBRAS PARALISADAS

Seguindo as determinações dos Governos Estaduais e dos Órgãos da Saúde diante do novo tipo de coronavírus, canteiros de obras podem passar por períodos de paralisação.

Com este cenário, roubos de materiais, acidentes e problemas com água podem acontecer. É muito importante seguir orientações de gerenciamento de riscos para mitigar possíveis problemas ao empreendimento e conservar o local. Este boletim traz medidas que contribuem na preservação de bens e pessoas no período de pandemia.
 
A Cia Seguradora deve ser informada caso obras sejam paralisadas.

Esta situação necessita de análise de endosso de “Obras Paralisadas” no caso de Seguro de Riscos de Engenharia ou de análise de prorrogação de prazo para o Seguro Garantia.
 
SEGURANÇA
 
• É preciso verificar se o local ao entorno da obra, como cercas, muros e qualquer fechamento, encontra-se em bom estado de conservação e seguro. Se a paralisação se mantiver por um período prolongado, uma estrutura de vigilância permanente deve ser mantida. Caso não seja possível, será necessário implementar um sistema de monitoramento para garantir que tentativas de roubo ou danos por incêndio ou por água sejam evitados. Neste caso, pode ser considerado um sistema de proteção e vigilância por câmera de segurança (CFTV).

• Qualquer escavação realizada no local precisa estar protegida e sinalizada para evitar quedas caso alguma pessoa acesse a obra. Se a paralisação se prolongar, o indicado é cobrir ou preencher a abertura. Além disso, é importante que as proteções sejam adequadas para evitar erosão nas escavações e terraplenagens em andamento.

• Inspeções regulares precisam ser conduzidas nos andaimes, cimbramentos e demais estruturas provisórias, especialmente após condições severas de chuvas ou vendavais.

• É preciso se certificar que os sistemas de proteção contra queda de raio e incêndio estejam operantes.
 
ARMAZENAMENTO DE BENS E MATERIAIS
 
• Os materiais perecíveis, sensíveis ao clima ou inflamáveis devem ser armazenados em um local protegido no edifício ou em contêineres. Se possível, todos os materiais de alto valor devem ser retirados do local (exemplo: cabos, equipamentos de pequeno e médio porte, de escritório e informática).

• Todas as chaves devem ser removidas e máquinas e equipamentos pesados devem ser imobilizados.

• Durante a paralisação, o ideal é que sejam removidos os contêineres de resíduos, lixos e materiais inflamáveis do local. Isso reduz o risco de incêndio criminoso.

• Cilindros de corte e solda devem ser em armazenados em áreas adequadas, com separação de potenciais fontes de ignição dos materiais combustíveis.
 
CUIDADOS COM ÁGUA
 
• Instalações de água no local devem ser fechadas e os sistemas hidráulicos, drenados.

• Deve ser considerada a impermeabilização de estruturas e componentes críticos, considerando a resistência dos materiais quando do contato com a água.

• Sistemas de proteção contra incêndios devem permanecer ligados e os elétricos devem ser isolados.

• Os equipamentos de combate a incêndio precisam ser mantidos adequadamente, dispondo extintores em quantidade suficiente e em condições de uso imediato, caso exista a vigilância física.
 
 

Materias Relacionadas

Imagem da noticia SEGURO VIAGEM NO INTERCÂMBIO: PROTEGENDO SUA EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR

SEGURO VIAGEM NO INTERCÂMBIO: PROTEGENDO SUA EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora e transformadora, mas estar em um país estrangeiro pode trazer desafios inesperados.

Imagem da noticia GUIA COMPLETO SOBRE SEGURO PARA TÁXI E APLICATIVOS DE TRANSPORTE

GUIA COMPLETO SOBRE SEGURO PARA TÁXI E APLICATIVOS DE TRANSPORTE

Se você é um taxista ou motorista de aplicativo de transporte, é fundamental entender a importância de se ter um Seguro.